domingo, 8 de março de 2009

Equoterapia nos dias de Hoje

Texto extraído: AMORIM, T.S. Importância da equipe multiprofissional para o desenvolvimento do praticante no recurso terapêutico equoterápico. Monografia (Graduação em Terapia Ocupacional)- Faculdade de Minas. Muriaé, 2008. (p. 15)

Equoterapia nos dias de hoje

A equoterapia é um método que vem contribuindo para melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiências físicas e/ou mentais. Este trabalho vem sendo reconhecido por todo o Brasil através da ANDE BRASIL (2004).

“A Divisão de Ensino Especial da Secretaria de Educação do Distrito Federal, calcada nas pesquisas realizadas pela ANDE-BRASIL e pela Secretaria, após anos de convênio, reconhece a equoterapia como um método educacional que favorece a alfabetização, a socialização e o desenvolvimento global dos alunos portadores de necessidades educativas especiais.” (ANDE-BRASIL, 2008)

FRAZÃO (2001) disserta que Universidades, tais como Universidade Católica Dom Bosco- Campo Grande (MS), já fazem da equoterapia uma disciplina, já que vem abrangendo múltiplas áreas atualmente ainda pouco exploradas e apresenta um número razoável de pesquisa a serem realizadas, e atendendo um público cada vez maior.

“A equoterapia faz parte do dia-a-dia da Universidade Católica Dom Bosco, de Campo Grande (MS). (...) O Programa foi criado em maio de 2000 como conseqüência da tese de mestrado da Doutora Heloisa Bruna Grubits Freire em um trabalho conjunto com doutor Paulo Renato de Andrade(...)” (Freire, 2001)

LERMONTOV (2004) acrescenta que a equoterapia tem um grande percurso a seguir, o que nos falta agora são publicações cientificas sobre o tema e incentivo dos profissionais.
Extraído

Nenhum comentário:

Postar um comentário